A vida manda sinais. Insatisfação boa é aquela que lhe leva à busca da realização do seu propósito. Ruim é quando você se vitimiza, se deprecia, se entrega e não reage. Insatisfação é uma mensagem da vida para você tomar atitudes que melhorem a sua vida e a dos demais. Talvez você esteja na profissão errada, no lugar errado ou vivendo com a pessoa errada.
São Francisco, ao flagrar um auxiliar olhando para a cidade, percebeu que ele estava insatisfeito, com saudade da vida mundana. Então, pediu que ele abandonasse a vida de monge e fosse viver a vida de cidadão comum. É muito melhor um cidadão comum satisfeito do que um padre, um monge ou um pastor, insatisfeito. É muito melhor um ateu satisfeito do que uma freira insatisfeita.
Transforme a insatisfação em motivação para crescer, realizar-se, e não para se abater. O sentido da vida é a autorrealização, dizia Jung. E Buda ensinava: “A vitória sobre si mesmo é a maior de todas as vitórias”. Se você não faz o mal, mas também não faz o bem, você faz o mal, porque omissão também é crime. Como disse Kardec: “Não basta não fazer o mal; é preciso a virtude ativa”.
O filósofo Huberto Rhoden advertiu: “Quem pode fazer o bem e não faz, cria débito. E todo débito gera sofrimento”. O primeiro bem a ser feito é com você mesmo. Você é o próximo mais próximo de você. Reaja! “Todo o universo conspira a favor de quem conspira a favor de si”.
Você é desanimado porque acha que a vida não tem sentido? Você nunca buscou entender nada sobre a vida e acha que ela não tem sentido? “Busque e acharás. Bata e a porta se abrirá”. As plantas fornecem frutas e remédios, o beija-flor, poliniza a flor que se transforma em fruta. A minhoca aduba o solo. A arara espalha sementes que se transformam em plantas que fornecem oxigênio para os demais seres vivos.
Há plantas que enchem seus cipós de água para servir aos transeuntes, e outras cujas sementes têm a forma de hélice para caírem longe do local e se espalhar pelo planeta. E você acha que a vida não tem sentido? Busque! A vida é uma jornada que depende do seu empenho, com ética, e da sua colaboração para com o próximo!
“Caminhe, até que não haja mais nem o caminho e nem o caminhante, e só exista o caminhar”.