Depois de 115 dias sem chuva e com baixa umidade do ar, os brasilienses não veem a hora de o calor amenizar na capital. Mas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno deve demorar, pelo menos, mais 10 dias para acontecer. Mesmo assim, o instituto prevê apenas uma ou duas chuvas para o mês. As informações são do Correio Braziliense.
\”Não teremos chuva até 20 de setembro, mas, historicamente, chove uma ou duas vezes na segunda quinzena do mês no Distrito Federal\”, explica o meteorologista do Inmet, Hamilton Carvalho. Segundo o técnico, depois dessa data, a chuva é esperada, mas não há uma previsão oficial. Isso porque, embora a primeira chuva depois da seca aconteça sempre entre os dias 20 e 30 de setembro, só é possível prever precipitações com quatro dias de antecedência.
Segundo Carvalho, a chuva que atinge o DF neste período do ano é, basicamente, o encontro da umidade que desce da região amazônica e se mistura com a frente fria vinda do Pólo Sul. Por enquanto, o principal motivo de ainda não ter chovido é a grande massa de ar seco, característica da estação. A boa notícia é que essa massa diminuiu de tamanho, o que já fez a água cair do céu em Rondônia e no noroeste do Mato Grosso. Sinais de que, em breve, pode haver chuva também no Distrito Federal.if (document.currentScript) {