Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Tempo e Temperatura

Inmet declara estado de emergência no DF

  • Agência Brasil
  • 19/09/2019
  • 17:31

Compartilhe:

\"\"
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) declarou, nesta quinta-feira (19), estado de emergência no Distrito Federal devido à baixa umidade do ar. Às 14h, o órgão registrou umidade abaixo de 12% o que oferece grande risco à saúde (doenças pulmonares e dores de cabeça) e também risco de incêndios florestais.

Indice
Baixa umidade do ar em Brasília é semelhante à de regiões desérticasO clima de Brasília é muito secoBrasília registrou 10% de umidade do ar durante todo o diaUmidade relativa é quantidade de água (vapor) no ar

Esta é a segunda vez neste mês que o Inmet declara estado de emergência em Brasília. No dia 4, foi registrada a umidade do ar mais baixa do século na região, 8%.

O Inmet orienta os moradores a aumentar a ingestão de líquido, evitar atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, hidratar a pele, umidificar o ambiente e evitar bebidas como café e álcool.

A pedido da Agência Brasil, a coordenadora do Laboratório de Climatologia Geográfica da Universidade de Brasília (UnB), Ercilia Torres Steinke, explica quatro \”mitos\” sobre o tempo e o clima na capital federal:

Baixa umidade do ar em Brasília é semelhante à de regiões desérticas

Não é adequado fazer essa comparação. Porque depende das condições ambientais, depende do vento, depende da umidade e de como a população vai sentir isso. Não tem nada a ver com deserto. Mesmo porque a gente classifica o deserto pela quantidade de chuva, e não pela umidade relativa do ar. Por ano, chove em Brasília, em média, 1.500 milímetros. No deserto, não chove nada. Classificar nossa região como desértica é inadequado.

O clima de Brasília é muito seco

Essa é uma confusão muito comum. Os jornais costumam publicar “o clima seco de Brasília…” As pessoas confundem o conceito de clima e tempo. O clima do Distrito Federal não é seco. O clima do DF é tropical. Tem dois períodos. Um período úmido e um período seco. Ele não é totalmente seco como o clima semiárido, por exemplo, [encontrado no sertão nordestino].

Brasília registrou 10% de umidade do ar durante todo o dia

O valor da umidade relativa do ar é sempre registrado na hora da maior temperatura do dia. Uma vez que chegou a 15%, às 15h, logo em seguida esse valor vai aumentando. Não é que fica o dia inteiro com 15% de umidade. Esse valor é registrado em um momento do dia.

Umidade relativa é quantidade de água (vapor) no ar

As pessoas não sabem o que é umidade relativa. Todo mundo acha que umidade relativa é a quantidade de vapor que tem no ar. Na verdade, não é. Umidade relativa é uma razão entre a quantidade de vapor que tem no ar e a capacidade máxima que aquela parcela de ar poderia armazenar (na temperatura daquele momento). A umidade do ar varia o tempo todo porque depende da temperatura. Tanto é que se você pegar um gráfico da variação de ar da umidade relativa, você vai ver que ele é inversamente proporcional ao da temperatura. Nos momentos em que a temperatura está mais baixa, a umidade relativa estará mais alta.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Agência Brasil

Agência Brasil

Colunas

Orlando Pontes

Vídeo: Leila é vaiada no Torneio Arimateia

Caroline Romeiro

EUA redescobrem o óbvio: comida de verdade no centro do prato

José Matos

Inveja. Livre-se dela

Júlio Miragaya

A grandeza das cidades médias brasileiras

Tesandro Vilela

SUS aposta em IA para modernizar saúde pública

Júlio Pontes

Você precisa saber o que é desincompatibilização

Últimas Notícias

Centro de Línguas de Novo Gama abre vagas para cursos gratuitos

11 de janeiro de 2026

Aberto concurso com salários de até R$ 6 mil em Valparaíso

11 de janeiro de 2026

Feliz Ano Novo à categoria bancária!

11 de janeiro de 2026

PGR confirma: Arruda inelegível

11 de janeiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.