Imperatriz Leopoldinense foi consagrada a grande campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro em 2023. O resultado foi apurado na tarde desta Quarta-Feira de Cinzas, no Sambódromo. A escola homenageou Lampião e Maria Bonita com o enredo voltado à história do cangaceiro. Há 22 anos sem ganhar, Imperatriz levou hoje o 9° título de campeã para casa, a vencedora teve 269,8 pontos.
Império Serrano teve 265,6 pontos e Viradouro 259,7 e foram rebaixadas para o Grupo de Acesso.
Em São Paulo, a vencedora foi a Mocidade Alegre, com tema o Primeiro Samurai Negro do Japão, Yasuke.
São Paulo
Quatro jurados participaram das avaliações escolas de São Paulo, apuradas na terça-feira (21), no Sambódromo do Anhembi (SP). Eles julgaram os quesitos harmonia, mestre-sala e porta bandeira, enredo, evolução, bateria, fantasia, alegoria, samba-enredo e comissão de frente.
A Mocidade Alegre venceu com 270 pontos e conquistou seu 11° título de campeã. Vila Maria e o Terceiro Milênio ficaram com 269,1 pontos e foram rebaixadas para o Grupo de Acesso 1 em 2024. Vai-Vai, a escola de samba com mais títulos, teve 270 pontos e está de volta ao grupo de elite. A Camisa Verde e Branca, ficou em segundo lugar com a mesma pontuação e também conquistou o acesso. As duas escolas desfilam no próximo sábado (25), junto com as cinco primeiras colocadas do Grupo Especial.