Idosos com mais de 70 anos, pessoas em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e os trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos, moradores de comunidades indígenas, ribeirinhos e quilombolas podem tomar a vacina da Pfizer contra a covid-19 a partir desta segunda-feira (27). O atendimento está disponível em 84 unidades básicas de saúde, das 8h às 17h, e em um drive-thru em frente à UBS 1 da Asa Sul (612 Sul), com atendimento das 18h às 22h.
Segundo a Secretaria de Saúde, aproximadamente 190 mil pessoas se enquadram nesses grupos. Para se imunizar, é necessário levar documento de identificação e, se possível, o cartão de vacina com registro das doses já recebidas. As pessoas imunocomprometidas também precisam levar laudo ou relatório médico comprobatório de sua situação.
A Pfizer bivalente será aplicada a partir de quatro meses da segunda dose ou da última dose de reforço. A vacina recebe esse nome porque oferece proteção contra a variante original do vírus causador da covid-19 e contra as cepas que surgiram depois, como a ômicron.
O endereço das unidades de saúde que oferecem a vacina está disponível no site da Secretaria de Saúde.