Idosos acima 80 anos serão os próximos a ser a vacinados

bsbcapitalPor ,29/01/2021 às 10:02, Atualizado em 29/01/2021 às 10:01

Profissionais da saúde foram os primeiros a ser imunizados no DF

Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

Os idosos acima de 80 anos são o próximo grupo a receber a vacina contra a covid-19 no Distrito Federal. De acordo com o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, à medida que as doses chegarem, a idade dos grupos prioritários baixará. “Depois de 80, vamos imunizar os idosos acima de 75 anos, e assim por diante”, explicou o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Alexandre Garcia.

Em janeiro, mais de 90% dos profissionais de saúde receberam a primeira dose da vacina. A Secretaria priorizou a categoria para não perder capacidade de resposta e atendimento ao novo coronavírus. Indígenas aldeados, idosos e pessoas com deficiência que estão em instituições de acolhimento tiveram a primeira etapa da vacinação encerrada na sexta-feira (29).

O GDF espera receber mais doses até o dia 15 dde fevereiro para ampliar a vacinação aos demais grupos previstos na campanha. Até o momento, o DF recebeu 125,1 mil doses da CoronaVac e 41,5 mil da Covishield, desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford com a farmacêutica sueco-britânica AztraZeneca, importadas da Índia.

O intervalo entre a primeira e segunda doses da CoronaVac é de 14 a 28 dias. Por isso, o GDF reservou a metade das doses recebidas para a segunda aplicação. Já no caso da Covishield, o intervalo é de até 90 dias.

Educação — Na quinta-feira (28), o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que a vacinação dos professores contra a covid-19 ocorrerá antes do início das aulas presenciais, previstas para o dia 8 março. O secretário de Educação, Leandro Cruz, explicou que a intenção é contemplar todos os profissionais de educação, incluindo trabalhadores como os da limpeza, merendeiras e vigilância.

Deixe um comentário

Rolar para cima