Orlando Pontes
Líder nas pesquisas e com chances de ganhar a eleição já no primeiro turno, no dia 2 de outubro, o governador Ibaneis Rocha (MDB) pode ser o segundo titular do Palácio do Buriti a conseguir ser reconduzido ao cargo desde que a possibilidade de reeleição foi instituída no País, em 1997. A única exceção foi Joaquim Roriz, em 2002.
Falecido em 2018, Roriz também foi o primeiro governador eleito pelo voto da população, em 1990. Antes, ele havia ocupado o Buriti, de 1988 a 1989, por indicação do ex-presidente José Sarney, tornando-se o penúltimo governador biônico do DF – o último foi Wanderley Vallim, que morreu em julho deste ano.
Em 1994, Cristovam Buarque, então no PT, derrotou Valmir Campelo Bezerra, candidato apoiado por Joaquim Roriz. O próprio Roriz viria a vencer Cristovam no pleito seguinte, em 1998, numa apertada disputa no segundo turno. E, no embate com outro petista – Geraldo Magela –, em 2002, Roriz ocupou a principal cadeira do Executivo pela quarta vez – uma por indicação e três pelas urnas.
O instituto da reeleição para cargos do Executivo (prefeitos, governadores e presidente da República) foi criado no País, em 1997, para beneficiar o então presidente, Fernando Henrique Cardoso. Porém, no DF, a tradição é a população votar, em geral, pela alternância no poder.
Apreensão
Este dado histórico cria um clima de apreensão na campanha de Ibaneis para tentar liquidar a fatura sem necessidade de uma segunda rodada no dia 30 de outubro. Embora as pesquisas apontem para uma folgada liderança do atual chefe do Executivo local, não há garantia de vitória em primeiro turno.
A tradição que assusta Ibaneis, porém, é a grande motivação de seus adversários, que se engalfinham tentando garantir o segundo lugar. Tacitamente, existe um acordo entre eles de apoiar aquele que venha a representar a oposição no segundo turno.
Saiba+
Governadores eleitos no DF
1990 – Joaquim Roriz
1994 – Cristovam Buarque
1998 – Joaquim Roriz
2002 – Joaquim Roriz
2006 – José Roberto Arruda
2010 – Agnelo Queiroz
2014 – Rodrigo Rollemberg
2018 – Ibaneis Rocha