Sem titubear, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou, na quarta-feira (10), em almoço com empresários na Churrascaria Buffalo Bio, em Vicente Pires, ter “o prazer de dizer que eu construí uma cidade”. Ao lado de aliados, Ibaneis lembrou como a região administrativa era antes dele assumir o mandato.
“Em 2019, estávamos diante de um temporal sem tamanho. Chamei o administrador [à época o hoje deputado distrital Pastor Daniel de Castro] e fomos encontrar a população para resolver o problema. Com muito trabalho, nós conseguimos refazer todos os projetos e as obras”, acrescentou.
Além de relembrar os próprios feitos, Ibaneis prometeu que a Terracap vai destinar uma área de 20 hectares para construção de moradias populares que compõem os programas da Codhab. “Exatamente para os trabalhadores das empresas daqui. Isso é um compromisso nosso”, garantiu aos empresários presentes no encontro.
Veja vídeo
Ibaneis também disse que ainda tem duas missões antes de deixar o Buriti, em 4 de abril: a regularização da cidade, que será iniciada no dia 2 de janeiro com o edital de regularização, e as obras de infraestrutura na 26 de Setembro, comunidade que já abriga cerca de 40 mil pessoas.
Para que o trabalho seja concluído, Ibaneis condicionou, contudo, as benfeitorias à continuidade de sua gestão com a vitória de Celina Leão (PP) nas urnas, em 2026. De olho na sucessão, a vice-governadora adotou um discurso desenvolvimentista e reforçou que pretende manter o ritmo. “A cidade precisava de uma gestão que tivesse credibilidade e força de trabalho”.
Homenagem
O administrador Anchieta Coimbra homenageou o governador com uma placa. “É um agradecimento ao trabalho que transformou Vicente Pires numa grande metrópole. Antes, a cidade sofria com alagamentos, buracos e lama. Hoje isso mudou: temos asfalto, esgoto e uma estrutura moderna”, comparou.
Ibaneis Rocha (centro) e o administrador de Vicente Pires, Anchieta Coimbra (direita). Foto: Brasília Capital
Misericórdia
Em agosto de 2025, o GDF concluiu a pavimentação da Avenida da Misericórdia, uma das vias mais importantes da região.
“A via está com o asfalto completo, inclusive sinalização. Falta a parte da Avenida Contorno. Por enquanto, o asfalto lá é provisório. Assim que encerrar o período de chuvas, as obras serão retomadas e concluídas”, completou Coimbra.