Reunidos na terça-feira (23) no auditório do Centro Empresarial CNC, em Brasília, os governadores do DF, de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e Maranhão, que formam o Consórcio Brasil Central (BrC), elegeram Ronaldo Caiado (União-GO) novo presidente do grupo. Durante o encontro, eles apresentaram as inovações regionais condecoradas na 2ª edição do prêmio Boas Práticas.
O GDF foi reconhecido pelo RenovaDF, programa de capacitação profissional criado em 2021 que insere alunos na recuperação de espaços públicos, e pelo projeto de reabilitação humanizada feito pelo Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).
Além dos governadores Ibaneis Rocha (DF), Mauro Mendes (MT), Eduardo Riedel (MS), Carlos Brandão (MA), Marcos Rocha (RI), Wanderlei Barbosa (TO) e Caiado, o Fórum BrC contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Ele abordou o tema segurança alimentar e assinou, junto com os chefes de executivos estaduais, um acordo de cooperação técnica sobre o Plano Brasil sem Fome.
O Prêmio Boas Práticas teve 139 inscrições dos sete estados. Os vencedores receberam R$ 20 mil. Mato Grosso, com o projeto da Plataforma Unificada de Serviços Digitais, que conquistou o primeiro lugar geral, recebeu uma premiação adicional de R$ 30 mil.
Lançado em 2021, o RenovaDF capacita profissionais, facilita o ingresso no mercado de trabalho e reforma espaços públicos. É destinado a pessoas com mais de 18 anos, moradoras do DF, em situação de desemprego.
Desde sua criação, tem colaborado para a redução do desemprego, o aquecimento do mercado da construção civil e a qualificação de profissionais, além de recuperar milhares de equipamentos públicos, entre parquinhos, praças e quadras poliesportivas.
Já o projeto do HRSM é identificado como o Time de Reabilitação. Ele trabalha com a mobilização para que pacientes internados tenham reabilitação com maior rapidez e mais humanização. As equipes do hospital atendem os pacientes de acordo com a gravidade dos casos e, desta forma, conseguem reduzir o tempo da recuperação com fisioterapia e técnicas ocupacionais.
Ibaneis presidiu o BrC de 2021 a 2022, quando liderou a concessão de linhas de crédito do Banco de Brasília (BRB) e a redução de até 30% do custo da compra de medicamentos pelo grupo, fruto do projeto Saúde Compras Compartilhadas. Agora, Caiado foi eleito e tomou posse como o novo presidente.
Ao tomar posse, ele defendeu que os membros do Consórcio foquem na mesma direção, buscando alinharem-se com os demais estados do País. “Saberemos defender cada um que habita em nossos estados, com uma visão maior do que somos. Esse consórcio não é isolado, mas extremamente aberto, de mãos estendidas a todas as outras unidades da federação”, afirmou.
Saiba +
Criado em 2015, o BrC visa estimular o desenvolvimento de seus participantes. Tem uma bancada de 21 senadores e 75 deputados federais. Engloba 875 municípios num território de 2,5 milhões de m². Os sete estados são responsáveis por 12,56% do PIB nacional, reunindo 27 milhões de habitantes.