Momentos antes da inauguração da Avenida Boulevard, em Taguatinga, na quarta-feira (4), o presidente da Novacap, Fernando Leite, disse que o governador Ibaneis Rocha determinou que as obras dos quatro novos hospitais previstos para o DF sejam aceleradas. O Hospital Oncológico, no Setor Noroeste, será o primeiro a ser inaugurado no segundo semestre de 2024.
Guará – Já o secretário de Obras, Luciano Carvalho, garante que já está com tudo encaminhado para o início das obras do Hospital Regional do Guará (HRG).
Recanto das Emas – O terceiro hospital, o Regional do Recando das Emas (HRRE), que Ibaneis pretende entregar ainda neste seu segundo mandato, também está na fase de terraplanagem. Segundo Fernando Leite, a pandemia e o crescimento populacional do DF foram fundamentais para que o governador determinasse a construção das quatro unidades.
São Sebastião – O quarto hospital será construído em São Sebastião, onde a população de 120 mil pessoas tem hoje como opções a UPA e o Posto de Saúde. A terceira opção, que Leite considera a mais perigosa, é colocar a pessoa no carro e sair correndo pela DF 001. “Mesmo de ambulância, o trajeto é longo e arriscado”, afirma.
Segundo o presidente da Novacap, o HRSS atenderá às comunidades próximas e acabará com a correria de carros e ambulâncias transportando doentes e acidentados para o HRAN e para o HBB, na Asa Norte e na Asa Sul, respectivamente.