O governador Ibaneis Rocha anunciou, segunda-feira (29), a remissão do preço cobrado pela ocupação ou uso da área pública no Distrito Federal. A decisão vale para o período de abril a dezembro de 2022. No total, o GDF renunciou a R$ 8,5 milhões em receita.
A medida é uma maneira de dar apoio a mais de 5,3 mil feirantes, quiosqueiros, donos de trailers, bancas de jornais e revistas, ambulantes, food trucks e ocupantes de boxes e quiosques instalados em galerias, shoppings populares, terminais rodoviários e metroviários.
O objetivo é impulsionar a economia e minimizar os impactos negativos da pós-pandemia, uma vez que esses trabalhadores foram afetados economicamente, inclusive com o fechamento de espaços.
“Não é segredo para ninguém o quanto sou apaixonado pelas feiras. Visito quase todas elas, amo comer nas feiras, adoro fazer minhas compras, e nessas visitas escutamos as demandas dos feirantes. Vamos continuar investindo para que a vida de vocês melhore cada vez mais”, disse Ibaneis.
O presidente do Sindicato dos Feirantes (SindiFeira), Francisco Valdenir Machado, “Agradeço a sensibilidade de fazer essa remissão em um momento de dificuldade que ainda passamos nas feiras do DF”, disse.