A Secretaria de Saúde do Distrito Federal pode decidir, nesta segunda-feira (31), como será a ampliação da campanha de vacinação contra a Covid-19 no público em geral, sem comorbidades. O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou no sábado (29) a pretenção de vacinar a população abaixo dos 59 anos.
Atualmente, estão sendo vacinados pessoas com 60 anos ou mais ou aquelas com comorbidades acima dos 25 anos e com deficiência permanente, gestantes e puérperas. Além disso, profissionais da Saúde, da Educação e da Segurança Pública também fazem parte dos grupos prioritários contemplados para receber os imunizantes.
A retomada da vacinação por idade ocorre após o Ministério da Saúde emitir nota técnica que prevê o atendimento de pessoas com comorbidade em paralelo ao público em geral, nas regiões em que houve “demanda diminuída”. Segundo Ibaneis, a reunião marcada para esta segunda-feira “com o pessoal da Saúde é exatamente para fazer esse escalonamento e anunciar”.
No Distrito Federal, cerca de 22% dos professores convocados para vacinação não compareceram para o atendimento. A Secretaria de Saúde afirma ainda que há casos de pessoas que recusam a imunização após agendar e comparecer no posto na tentativa de escolher a marca da vacina.