O governador Ibaneis Rocha anunciou nesta segunda (14) que, em até 30 dias, vai lançar uma linha de crédito do BRB para taxistas que adquirirem carros elétricos. A proposta busca reduzir custos com combustível e ampliar a renda da categoria, ao mesmo tempo em que integra a meta do GDF de tornar a capital referência em energia limpa e sustentável no país. Futuramente, a Secretaria de Economia estuda beneficiar também os motoristas de aplicativo, mas ainda não há prazo para que isso ocorra.
“Conversei com o presidente do Sindicato dos Taxistas, e eles gastam R$ 10 para rodar 14 km. Se fosse um carro com energia elétrica, seria R$ 1. Assim, nós melhoramos a renda do taxista e talvez conseguimos reduzir o preço da bandeira. O projeto terá financiamento do BRB, uma linha de crédito para atender esse público”, explicou Ibaneis.
Ainda segundo ele, o governo analisa a possibilidade de redução na cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a categoria. “Os carros elétricos pagam 20% de ICMS e os carros a combustão pagam 12%. Acho que o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) não terá dificuldade, mesmo que faça só para os taxistas, o impacto de receita não será tão grande”.
Ibaneis acrescentou que o DF vai apostar cada vez mais na eletrificação e lembrou que, em 2020, isentou os carros elétricos do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).