O Hospital Estadual de Águas Lindas, o HEAL, passou a fazer cirurgias por videolaparoscopia, técnica inovadora que utiliza equipamentos de última geração. A novidade visa proporcionar procedimentos menos invasivos, com recuperação mais rápida e maior segurança para os pacientes, o que reduz o tempo de internação e os riscos pós-operatórios.
Para o diretor técnico da unidade, Dr. Nonato Diniz, a chegada da nova tecnologia é um marco para a saúde pública do Entorno do DF e vai facilitar a realização de cirurgias eletivas. “Isso oferece mais agilidade e melhor prognóstico para os pacientes atendidos. Com a capacidade inicial de 60 cirurgias mensais, esperamos reduzir consideravelmente a fila de espera na rede estadual”, pontua.
As cirurgias por videolaparoscopia podem ser aplicadas em diversas especialidades, como cirurgia geral, ginecologia, urologia, cirurgia pediátrica e vascular. Com isso, o hospital também se prepara para aumentar a capacidade de atendimentos, podendo dobrar o número de procedimentos realizados mensalmente.