Quem se animou com o início do horário de verão a partir de domingo (18) foi o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do DF, Édson de Castro. Segundo ele, haverá um crescimento de 3% nas vendas de roupas leves, principalmente para a prática de esportes, uma vez que o dia estará claro às 20h, o que permitirá que centenas de pessoas saiam do trabalho e se exercitem nos parques públicos das cidades, em academias, condomínios e clubes. Além disso, muita gente aproveita para o happy hour e passeios em centros de compras.
- Advertisement -
Dono de uma loja de material esportivo, o empresário Geraldo Araújo observa que o comércio já está estocado para atender a demanda que, sempre cresce nesta época do ano. “A prática de esportes aumenta com o novo horário e isso se reflete no comércio que vende mais\”, diz ele.
O horário de verão foi implantado pela primeira vez no Brasil em 1931, mas somente a partir de 1985 passou a ser cumprido anualmente. Desta vez, vai vigorar até 21 de fevereiro de 2015. Destina-se a reduzir o consumo de energia elétrica nos horários de pico.
À meia-noite de sábado, os relógios serão adiantados em uma hora no DF, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo.