O Instituto Vidas Importam nas Tradições Biodiversidades (IVITB) de Brasília, apresentará ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, uma proposição de reconhecimento de personalidade pública de alta relevância e pioneirismo em seus trabalhos, com reconhecimento nacional e internacional, dando ao Museu do Amanhã, na capital fluminense, o nome da jornalista Glória Maria, falecida em 2 de Fevereiro de 2023. O monumento passaria a se chamar Museu do Amanhã Jornalista Glória Maria.
A iniciativa parte do pressuposto de que Glória Maria marcou a história da televisão brasileira com suas reportagens, entrevistas e viagens desbravando mais de uma centena de países. O seu pioneirismo, legado e o jeito único de fazer jornalismo a fizeram extrapolar os limites dos telejornais. A vivência adquirida em reportagens no Brasil e mundo a fora, “com rodinhas nas pernas”, como costumavam chamá-la por conta de sua paixão por viagens, a transformou também em personagem cobiçada pelos programas de entrevista.
A ideia partiu da carioca Mary Gaio Figueira, moradora do município do Rio de Janeiro. Segundo ela, a trajetória de Glória Maria ganha relevância para empoderamento das mulheres pretas do Brasil. O projeto foi elaborado pelo especialista Mauro Souza, que atua como gerente de projetos em Brasília na Secretaria Extraordinária do Amapá.
Quem é?
Mauro de Lima Souza (foto) é Analista Técnico em Gestão de Projetos e Convênios, pós-graduado em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em Docência do Ensino Superior, em Docência do Ensino Tecnológico e em Gestão de Projetos.