Letícia Sallorenzo
Uma escola com estudantes e professores divididos em quatro casas, cada uma com suas características especiais, e que competem entre si. Parece a descrição da escola mágica de Hogwarts, das histórias de Harry Potter. Mas foi o que aconteceu no dia 14 de junho nos dois turnos do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 102 Norte.
Inspirada num caso de sucesso da escola Ron Clark Academy (RCA), dos Estados Unidos, a diretora Viviane Lima levou a proposta ao corpo docente da escola durante a semana pedagógica. “Os professores que gostam das histórias do Harry Potter apoiaram a ideia. Baixamos o material pedagógico que a própria RCA oferece, fizemos as traduções e fizemos tudo entre nós, professores”.
Viviane explica que essa “gamificação” da escola à la Harry Potter é apenas um dos trabalhos abarcados pelo projeto #102Inova, que prevê inovações na parte pedagógica, no espaço físico e nas relações humanas.
Pelas regras desse processo de “hogwartsficação”, a escola será dividida em quatro casas: Amistad (amizade, em espanhol), Isibindi (coragem, em zulu), Nukumori (bondade, em japonês) e Sollevare (solidariedade, em italiano). Cada casa tem características próprias, e remete a um país / continente específico.
Os professores prepararam para os alunos um vídeo explicando em detalhes o sistema de pontuação, que prevê uma roleta de pontos feita sob medida e até mesmo um campeonato de quadribol. A ideia, segundo Viviane, é trabalhar nos alunos aspectos como liderança, cooperativismo, tolerância, atuação em grupos de estudos e o desempenho escolar.
Mas, como os alunos receberam a ideia? “Eles não sabiam exatamente do que se tratava. Estavam curiosos e ansiosos. Quando descobriram, foi uma grande festa. Estão muito empolgados!”, conta a diretora.