Com o objetivo de ampliar o acesso da população do Distrito Federal à doação de sangue, a Fundação Hemocentro de Brasília lança, nesta quarta-feira (8), a Unidade Móvel de Coleta de Sangue. Somando R$ 2,4 milhões em investimentos, o serviço possibilitará a coleta de sangue em diferentes localidades do DF a partir do deslocamento de uma equipe multidisciplinar do Hemocentro em um ônibus equipado para receber os doadores.
Atualmente, cerca de 1,8% da população do DF é doadora de sangue, número abaixo da meta mínima de 3% estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A Unidade Móvel possui capacidade de atendimento para até 100 coletas de sangue por dia, e o calendário com as datas e os locais que receberão o serviço será divulgado periodicamente pelo site e pelas redes sociais do Hemocentro.
No próximo dia 16, a Unidade Móvel atenderá doadores de sangue no estacionamento do JK Shopping, em Taguatinga Norte, em uma ação preventiva a um eventual aumento na demanda por sangue durante o período do Carnaval.
Os doadores poderão realizar o agendamento para a Unidade Móvel pelo site . Ao fazer login na plataforma, o interessado deve selecionar a opção “Unidade Móvel” e escolher o melhor horário para a doação. A doação de sangue é um processo que leva até 90 minutos, desde o cadastro até o lanche pós-coleta.
Com informações do Hemocentro