A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) lança, nesta segunda-feira (2), a campanha Conexão Vital, criada pela agência Klimt. Com o conceito “Dar o sangue pela vida fortalece nossa corrente vital”, a ação reforça como cada doação ajuda uma rede que salva vidas todos os dias.
Doar sangue é um gesto silencioso, mas que faz toda a diferença na luta pela vida. Neste Junho Vermelho, a campanha tem uma programação especial que integra o calendário oficial do Ministério da Saúde como marco nacional de conscientização sobre a doação de sangue.
A mobilização é ainda mais necessária neste período do ano, quando os estoques costumam cair devido ao aumento de doenças respiratórias e à chegada do inverno. “Nosso desafio é permanente: manter os estoques abastecidos e sensibilizar a sociedade para a importância de doar sangue regularmente. Junho é uma oportunidade simbólica e estratégica para reforçar essa mensagem”, afirma o presidente da FHB, Osnei Okumoto.
Na quarta-feira (4) será inaugurada a Feira Rural do Hemocentro, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF que oferecerá produtos locais e promoverá a integração entre saúde, alimentação e solidariedade, com venda de chás, geleias, sorvete de frutas do cerrado, mel e hortaliças orgânicas, entre outros itens. Ficará aberta das 9h às 15h.
No Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), será realizada a 3ª edição da campanha “Mulheres no Poder, Doando Sangue e Salvando Vidas”, promovida pela vice-governadoria do Distrito Federal. A expectativa é reunir 300 pessoas – entre doadoras, autoridades e apoiadores – para celebrar o protagonismo feminino e fortalecer os estoques em um período crítico.
A programação inclui ainda a corrida Tá no Sangue, em 21 de junho, no Memorial dos Povos Indígenas, com largada às 17h. As inscrições estão abertas, pelo site Central da Corrida. Outro marco deste Junho Vermelho é a oficialização da nova logomarca da Fundação Hemocentro de Brasília.
(*) Com informações da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) e da Agência Brasília