Da Redação
Paciente do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), Francisca F. Maciel, 94 anos, aguarda há mais de um mês para fazer uma cirurgia ortopédica. Ela sofreu um acidente doméstico em 4 de abril e fraturou a bacia. A família, informa que o estado de saúde da idosa, que tem Alzheimer, agravou-se durante o tempo em que passou internada.
O Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado quando a aposentada sofreu a queda em casa, e a encaminhou para o hospital. Desde então, Francisca permanece sem previsão de quando será operada, o procedimento foi cancelado diversas vezes, segundo informações dos familiares.
Parentes de Francisca decidiram, na última semana procurar o Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) para solicitar um encaminhamento da idosa à cirurgia. Porém, a família foi surpreendida com a informação de que nos registros do Sistema Único de Saúde (SUS) não constava a entrada dela no hospital.
Matheus Maciel, neto da idosa contou que a Secretaria de Saúde após esse episódio enviou para o MPDFT um relatório parcial sobre a paciente, e a cirurgia foi marcada duas vezes na última semana, mas acabou cancelada.
Segundo a Superintendência de Saúde da Região Oeste “a paciente F.F.M teve uma piora clínica e, por enquanto, não há condições de ser submetida ao procedimento cirúrgico. A equipe clínica médica do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) está esperando o quadro estabilizar para fazer uma nova reavaliação.”
A SES-DF acrescentou que “todos os pacientes que precisam passar por procedimento cirúrgico devem apresentar quadro clínico estável antes da cirurgia, pois infecções e outros problemas podem interferir no andamento do procedimento e colocar em risco a vida do paciente.”
Com informações do Portal Metrópoles.