Pesquisa da Companhia de Desenvolvimento do Planalto Central (Codeplan) revela que o Guará é a cidade que mais cresce no Distrito Federal. De acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), a renda per capta do Guará é de R$ 2.047. Com a população de 125,8 mil pessoas, a renda domiciliar média é de R$ 7.267.
- Advertisement -
Silvânia Moreira mora no Guará há dois anos. Servidora pública e formada em Direito, a jovem engrossa a estatística dos 40,94% solteiros da cidade, com o perfil semelhante ao dela. “O Guará realmente tem muitos jovens. É uma de suas características, com a qual me identifico mais”, comenta.
De acordo com a pesquisa, o nível educacional também apresenta bons índices, com taxa de analfabetismo de 0,53%. Os que possuem diploma de curso superior chegam a 28,77% da população.
Mais de 90% da população do Guará têm acesso à rede de água e esgoto e serviço de limpeza urbana. “A cidade é muito organizada e limpa. Adoro morar aqui”, elogia Silvânia.
Brasília contratou mais
Brasília é a segunda cidade que mais contratou no país, no primeiro trimestre de 2014, atrás apenas de São Paulo, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério de Trabalho e Emprego.
O secretário de trabalho, Wagner Rodrigues, explicou que o segundo lugar no ranking significa que a capital do país atingiu a marca de 13,8 mil contratações no mercado formal de trabalho. Ele lembrou que o DF não aparece no ranking das cidades que mais demitiram no primeiro semestre do corrente ano.
De acordo com o Ministério do Trabalho, por meio do Caged, de todas as vagas que foram abertas no país nos seis primeiros meses do ano, cerca de 150,6 mil, ou 25,6% do total, foram criadas em 13 cidades: São Paulo, Brasília, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Altamira (PA), Santa Cruz do Sul (RS), Franca (SP), Joinville (SC), Belo Horizonte, Lauro de Freitas (BA) e Blumenau (SC).