Defender os valores da direita, realinhando os propósitos conservadores e eliminando o extremismo que, após a redemocratização do Brasil, voltou a ser marca deste segmento político, com a ascensão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Este é o propósito do movimento Iniciativa DEX, lançado em Brasília e já com 22 núcleos espalhados pelo País.
Anderson Campos, um dos fundadores, explica que a siga DEX significa Direção e Excelência, mas também remete à palavra “dextra”, que, em latim, significa direita. “A Iniciativa DEX fundamenta-se em ciências políticas, sociais e econômicas, para oferecer, com estratégia, soluções a problemas estruturantes na política brasileira”, diz ele.
Além da preocupação política, a instituição, sem fins lucrativos, entende que a transformação das gerações passa pela compreensão dos problemas que afetam a sociedade. Um dos pilares da DEX é promover a instrução dos cidadãos para que os valores em defesa do Estado, da família da educação continuada e da inovação se materializem.
Fake news – Outro compromisso da Iniciativa é combater o uso indiscriminado da Internet para disseminação de fake news e a expansão de Inteligência Artificial I(IA) na produção de conteúdo. A DEX entende que é preciso educar os cidadãos a colher e analisar as informações com critério.
Para isso, o grupo pretende fomentar o diálogo e a crítica sobre os diferentes temas circulantes, especialmente em relação às informações que influenciam as decisões das pessoas em seu cotidiano e que geram impactos na coletividade.
“Precisamos sair da inércia e desenvolver as nossas consciências para entender quão nociva é a circulação de certas informações, sem que tenhamos desenvolvido a capacidade de questionar e eliminar o lixo informacional que chega na palma de nossas mãos”, alerta Campos.
Para ele, o radicalismo surgido na eleição que levou Bolsonaro à Presidência culminou no triste episódio do 8 de janeiro. “Os manifestantes esperavam das Forças Armadas uma resposta que somente caberia a Bolsonaro, que ficou em silêncio, retirando-se do País no momento em que seus eleitores mais precisaram dele”.
Díalogo – A Iniciativa DEX vem como uma opção de fortalecimento da direita que aceita o diálogo e para apoiar lideranças que se guiem pelo interesse público e fortalecimento de seus ideais. “Nosso desejo é promover a direita sem extremismos”, afirma Anderson Campos, ao informar que as despesas da Iniciativa DEX são mantida por seus filiados, sem uso de qualquer verba pública ou patrocínio de outros organismos.
O Instagram da Iniciativa DEX @iniciativa.dex