O deputado Ricardo Vale (PT) promoveu, terça-feira (16), uma audiência pública com moradores do Grande Colorado e dos condomínios do Setor de Mansões de Sobradinho 2 e representantes do GDF para discutir soluções para os problemas de infraestrutura daquelas localidades. Foi criado um Grupo de Trabalho que voltará a se reunir ainda neste semestre para avaliar os encaminhamentos.
Durante a audiência, os participantes listaram os prejuízos e dificuldades que se arrastam há décadas com a falta de drenagem. “A água chega nas pernas das pessoas, que perdem móveis e casas. Passam os governos e ninguém faz nada. Precisamos que o governo entre aqui e faça algo pelo povo”, desabafou Eudáquio Alves, da Associação dos Moradores de Mini Chácara.
Vice-presidente da Câmara Legislativa, Vale falou da articulação para mudar o cenário. “Conheço essa realidade e as pessoas que moram aqui. Conversei com o governador Ibaneis Rocha e com diversos secretários para conseguirmos uma solução definitiva.
O administrador Diego Matos lembrou que o Setor de Mansões é uma área particular de interesse específico, o que dificulta a ação do GDF. Quanto ao Grande Colorado, o gestor pediu ajuda ao deputado Ricardo Vale para rever o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) sobre a região, que prevê prazos muito longos para a implementação das obras de infraestrutura pela empresa que está fazendo a regularização do domínio. Matos aproveitou para agradecer ao distrital pelas emendas aplicadas na iluminação de LED, asfalto na VC-215 e no campo da AR3 de Sobradinho II.
O secretário Walter Casimiro afirmou que foi incumbido de resolver o problema e vai envolver todos os órgãos necessários para que entraves legais não impeçam o GDF de realizar as obras de infraestrutura necessárias.
“Estou conversando com a Secretaria de Habitação e, nem que tenhamos que colocar cada rua como área de servidão, me comprometo a trabalhar para implementar de imediato o sistema de drenagem e podemos contar com o plano de urbanismo”, garantiu.
O deputado Ricardo Vale colocou a Câmara Legislativa à disposição da empreitada e ressaltou que o importante é retornar logo à comunidade com uma resposta. Por isso, acertou com os representantes do GDF a criação de um grupo de trabalho permanente que irá trabalhar até a resolução dos problemas. Participaram da audiência pública o secretário de Obras, Walter Casimiro; a subsecretária de Parcelamento da Secretaria de Habitação, Tereza Loder; o administrador de Sobradinho II, Diego Matos; o secretário-executivo da Secretaria de Mobilidade, Alex Carreiro; o representante da Codhab, Wesley Waldemar; e o representante do DER, Fábio Cardoso.