Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Geral

Grileiros atacam novamente na Estrutural

  • Chico Sant'Anna
  • 14/01/2019
  • 10:48

Compartilhe:

\"\"
A invasão já ameaça o Parque Nacional de Brasília, onde se localiza a Água Mineral

Em meio à paralisação governamental provocada pela transição de governos, os grileiros não perdem tempo. Em pleno domingo, uma nova invasão surgiu na área chamada Santa Luzia. Pelo menos 300 famílias estariam levantando barracos e demarcando lotes. Informações preliminares apontam que no comando dessa ação estaria um candidato a deputado distrital, que não teve êxito nas eleições passadas. A invasão já ameaça o Parque Nacional de Brasília, onde se localiza a Água Mineral, e estaria próximo à cerca das instalações do Exército Brasileiro. A secretaria das Cidades, comandada pelo advogado Everardo Gueiros, está ciente do que está acontecendo – o próprio secretário esteve no local -, mas, até o fechamento dessa postagem, nem a Agefis, nem o Ibram, nem a Polícia Militar tinham se feito presente no local da invasão.

Invasão eleitoreira

Bambu, palets, carretéis de cabos de iluminação pública, lonas plásticas…, tudo é matéria prima para delimitar o lote e começar erguer um barraco. Rapidamente, a paisagem perde a vegetação original do cerrado e dá espaço ao descampado que vai sendo entrecortado pelos ocupantes. Rapidamente, um gato na rede pública assegura energia elétrica aos novos barracos.

Segundo moradores da Estrutural, nem todos que tentam assegurar esse espaço estão desprovidos de moradia. “Tem gente com casa e casa boa, ou comércio na Estrutural Tradicional, mas que invadiram a Santa Luzia só pra fazer dinheiro. Se for regularizado venderão daqui uns meses e ganharão um bom dinheiro” – afirma um morador que prefere o anonimato com medo de represália.

Localizado atrás da Cooperativa Capital Reciclagem, esse local fica fronteiriço ao Parque Nacional de Brasília. Essa ocupação teve início em 2014, quando das eleições no fim do governo de Agnelo Queiroz. O mesmo político apontado agora como líder do movimento teria motivado os invasores naquela ocasião. No início do governo Rollemberg, o então administrador da Estrutural, Evanildo da Silva Macedo Santos, à época filiado ao PSB, cogitou em regularizar a invasão. Sua iniciativa logo esbarrou no Ministério Público e na Justiça.

Clique e leia a íntegra da matéria.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Chico Sant'Anna

Chico Sant'Anna

Um olhar diferenciado de Brasília por quem defende o prazer de morar na cidade e o orgulho de ser brasiliense, por opção ou nascimento.

Colunas

Orlando Pontes

Águas Claras unida contra stand da Soltec

Caroline Romeiro

Dia Mundial do Diabetes: conhecimento aliado a um melhor controle

José Matos

Crescer em espiritualidade

Júlio Miragaya

A COP 30 e a BR-319: casa de ferreiro, espeto de pau?

Tesandro Vilela

IA amplia riscos de fraudes durante a Black Friday

Júlio Pontes

Políticos crescem nas redes a partir de tragédias

Últimas Notícias

Bruxas, k-dramas e animes: o que chega aos cinemas e aos streamings nesta semana

17 de novembro de 2025

Museu da República recebe música, cultura e debates no Consciência Negra 2025

17 de novembro de 2025

Iphan lança campanha contra discriminação de patrimônio cultural

17 de novembro de 2025

13º CTE Palestina Livre aprova plano de lutas da categoria

17 de novembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.