O Ministério da Educação (MEC) vai adiar pela segunda vez o início das aulas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), uma das bandeiras da presidente Dilma Rousseff na campanha eleitoral do ano passado. O edital foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira no \”Diário Oficial da União\”.
- Advertisement -
O começo das aulas nos cursos técnicos e de qualificação profissional custeados pelo governo estava prevista para o dia 17 de junho. A nova data de início será no dia 27 de julho. Essa é a segunda vez que o cronograma passa por alterações neste ano. O cronograma inicial previa para o dia 7 de maio o início dos cursos.
Segundo o MEC, a alteração \”se justifica pelos procedimentos decorrentes da aprovação do orçamento federal e, tendo em vista a solicitação de várias instituições de ensino, o calendário foi ajustado de maneira a compatibilizá-lo com o calendário acadêmico das instituições\”.
Ainda não foi definido o total de vagas que serão ofertadas em 2015. Com os cortes de despesas feitos pelo governo, a projeção é pessimista. \”Com o primeiro semestre perdido, a redução em 2015 será de ao menos 50%\”, afirma Sólon Caldas, da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.