Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Pelaí, Saúde

Governo lança campanha de mobilização nas escolas

  • Redação
  • 22/02/2024
  • 17:00

Compartilhe:

Foto :Renato Alves/ Agência Brasília

Com a retomada das aulas na rede pública de ensino, os ministérios da Saúde e da Educação iniciaram, na terça-feira (21), uma campanha de mobilização contra a dengue nas escolas. A proposta é ampliar o combate ao mosquito Aedes aegypti e conscientizar a população sobre o aumento dos casos da doença no país.

A ação faz parte do Programa Saúde na Escola, reestruturado em 2023. Ao longo dos próximos meses, as escolas vão realizar atividades lúdicas sobre o tema, como gincanas, teatros educativos, oficinas criativas, palestras, murais da prevenção e concursos para engajar crianças, adolescentes e jovens no combate à dengue.

O programa vai divulgar ainda guias educativos, podcasts, vídeos e lives com especialistas. “Para que a gente possa, juntos, enfrentar algo que é grave e que afeta a vida das pessoas, que é o problema da dengue”, ressaltou o ministro da Educação, Camilo Santana, durante o lançamento da ação em Ceilândia.

“Essas ações precisam começar nas escolas”, completou, ao citar que “a força de mobilização dessa turma é muito forte”. A expectativa, segundo o MEC, é de que 25 milhões de estudantes sejam orientados sobre o combate a arboviroses em mais de 102 mil instituições públicas de ensino.

Até segunda-feira (19), o Brasil havia registrado 113 mortes por dengue nas sete primeiras semanas de 2024. Outros 438 óbitos estavam sob investigação. Os casos prováveis da doença se aproximam de 700 mil, de acordo com informações do Ministério da Saúde.

“É uma doença que nos afeta há mais de 40 anos. Este ano, temos vários sorotipos da dengue circulando, o que aumenta o número de casos, além do aumento do mosquito com as mudanças climáticas, calor excessivo, mudança nas chuvas e tudo o que estamos vivendo”, avaliou a ministra da Saúde, Nísia Trindade. “As causas são conhecidas. O que precisamos fazer é mostrar que somos capazes de enfrentar esse desafio e vencer, com essa grande mobilização nacional”, acrescentou.

Segundo Nísia Trindade, a Pasta reuniu, na terça-feira (20), mais de 4 mil agentes de endemias e agentes comunitários de saúde para discutir ações emergenciais de combate à doença. “Os agentes são mensageiros da saúde, mas eles são, sobretudo, agentes. Levam a mensagem, mas estão atuando junto conosco”.

Foto: Julia Prado/MS

Ibaneis reforça equipes no DF

No lançamento da campanha nacional, o governador Ibaneis Rocha anunciou que o DF vai ganhar o reforço de 741 profissionais da saúde para atendimento à população. Serão nomeados 200 médicos temporários, 180 técnicos de enfermagem, 156 enfermeiros, 115 agentes comunitários de saúde e 90 médicos especialistas, todos efetivos.

“Isso tudo para reforçar o combate à dengue em nossos hospitais, nas nossas tendas, ajudando cada vez mais a população do Distrito Federal”, declarou Ibaneis.

Para a contratação dos médicos temporários, o GDF vai investir R$ 27,1 milhões. Para as demais carreiras, apenas neste ano, serão R$ 48,2 milhões. Os recursos estão garantidos pela Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024.

Saiba+

Dados do 3º Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e do Levantamento de Índice Amostral (LIA) mostram que 75% dos criadouros do mosquito estão nos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeiras, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Geraldo Azevedo leva 5 mil pessoas a Olhos d’Água

Caroline Romeiro

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

José Matos

Anjos e demônios

Júlio Miragaya

Direita rachada… rachadinha!

Tesandro Vilela

Projeto de governança de IA vai ao Congresso

Júlio Pontes

A evolução das redes do governo com Sidônio

Últimas Notícias

PMN se reinventa como Mobiliza (33)

13 de dezembro de 2025

O caminho do hexa

13 de dezembro de 2025

Se cuida, Wellington Luiz!

13 de dezembro de 2025

Anjos e demônios

12 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.