O governo do Distrito Federal editou, nesta quarta-feira (19), novo decreto que volta a tornar obrigatório o uso de máscara contra a Covid-19 em locais abertos. A norma foi assinada pelo governador em exercício, Paco Britto, e foi publicada em edição extra do Diário Oficial.
A medida visa o uso de máscara também em equipamentos de transporte público, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, além de áreas de uso comum dos condomínios residenciais e comerciais.
A norma altera o Decreto nº 40.648, de 23 de abril de 2020, que determina a obrigatoriedade do uso de máscara no Distrito Federal em decorrência da pandemia de Covid-19. O uso do objeto facial deixou de ser obrigatório em 3 de novembro do ano passado – na ocasião, a medida foi decretada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).
O DF foi a primeira unidade da Federação a decretar o fim do uso de máscara. O Rio de Janeiro também flexibilizou o uso do equipamento em espaços abertos, em medida que começou a valer no último dia 28.