Depois da polêmica em torno do Cine Drive-In, o Governo do Distrito Federal decidiu que o cinema ao ar livre será preservado mesmo com a reforma do Autódromo Internacional Nelson Piquet, que deve começar ainda este ano para receber a Fórmula Indy em 2015. A decisão do governador Agnelo Queiroz considera o local um patrimônio do Distrito Federal. No entanto, mesmo com a determinação do Executivo local, o grupo Urbanistas por Brasília continua a campanha em prol da preservação do cinema. Hoje, os integrantes do movimento conseguiram completar as 5 mil assinaturas que serão levadas à Câmara Legislativa do Distrito Federal.
- Advertisement -
O abaixo-assinado vai pedir aos distritais que analisem o Projeto de Lei nº 1.608/2013, que torna o local patrimônio cultural material do Distrito Federal. O professor fundador do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Católica de Brasília (UCB) e um dos criadores do grupo Urbanistas por Brasília, Frederico Barboza, ainda não tinha conhecimento da decisão do governo. “Essa é uma notícia muito boa, mas, mesmo assim, o abaixo-assinado permanece, porque independente da decisão o projeto de lei tramita. Por mais intencionado que o governador esteja essa pode ser uma necessidade política de outra conveniência. Agora cabe a Câmara Legislativa se pronunciar no sentido de acatar ou não. É uma ação do legislativo dentro do executivo”, esclarece.
O professor ressalta que o movimento ainda está aberto para a coleta de mais assinaturas que vão ser incluídas no abaixo-assinado.
No início da noite de domingo, a Terracap já havia afastado a possibilidade de acabar com o Drive-In. Por meio de nota, a instituição informou que as obras do autódromo, que serão iniciadas em novembro, não interromperão o funcionamento do espaço “durante e depois da reforma”.