Você provavelmente já ouviu falar na Goji Berry, frutinha oriental que vem fazendo sucesso nas revistas de dietas. Bom, a Goji Berry (Lycium barbarum) é uma planta típica do noroeste da China e regiões do Himalaia, posicionada há milênios no topo da tabela dos alimentos curativos chineses. Na China, é conhecida desde a antiguidade pela sua capacidade de renovar a vitalidade e fortalecer órgãos importantes, especialmente olhos, fígado e rins, de acordo com textos médicos antigos.
As propriedades da Goji estão muito relacionadas ao elevado teor de vitamina C, sendo considerada um super antioxidante. Além disso, em modelos celulares e em animais de laboratório, foi possível observar a inibição de células com tumores, o que leva a crer na prevenção de câncer associada a essa fruta. Estudos recentes mostram ainda a capacidade da Goji em melhorar a resposta imunológica específica no organismo. Portanto, além de incomparável potencial antioxidante, apresenta efeito adicional imunoestimulante.
Por ser uma frutinha importada, os valores variam bastante, mas não é algo barato. Normalmente ela será encontrada na forma desidratada ou o seu extrato em cápsulas.
Notícias relacionadas à capacidade de redução de peso ou redução de gordura localizada e celulite são inferências relacionadas às suas propriedades, e que podem de fato ocorrer, desde que seu uso seja associado a uma mudança no estilo de vida, como sempre digo. Ou seja, associar a prática regular de exercícios físicos a uma alimentação saudável e equilibrada. Lembrando, que não há milagre. Ou melhor, o milagre já conhecemos, mas depende de dedicação e disciplina.
Caroline Romeiro