O turismo de pesca esportiva recebeu R$ 1,2 milhão do governo de Goiás para os eventos do Circuito Goiano de Pesca Esportiva e Gigantes do Araguaia. Os torneios fazem parte do calendário oficial de competições de 2024 lançado na segunda-feira (19), pelo governador Ronaldo Caiado e pelo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. De março a outubro, acontecerão quatro competições. É a terceira vez consecutiva que o estado patrocina o setor.
“Esse esporte sofisticado movimenta a economia e faz com que nossa sociedade, cada vez mais preparada, se desenvolva com respeito ao meio ambiente”, explicou o governador. Para ele, o valor aplicado deve retornar em forma de emprego e renda, “trazendo melhores condições de vida para as pessoas que moram nas regiões ribeirinhas”.
O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, disse que Goiás é destaque na pesca esportiva, com atração de grande número de equipes, inclusive de outros países, e profissionalização do segmento. “É o calendário do maior circuito de pesca do país”, enalteceu. “É uma pesca sustentável porque cuida do meio ambiente, gera recursos, empregos e vínculos afetivos”, acrescentou.
A programação do Circuito Goiano de Pesca Esportiva prevê oito etapas em sete municípios: Três Ranchos, Buriti Alegre, Alexânia, Luziânia, Catalão, São Simão e Niquelândia. Já o Gigantes do Araguaia ocorre em Aruanã, Nova Crixás (distrito de Bandeirantes) e São Miguel do Araguaia (distrito de Luiz Alves). Entre as novidades, estão os eventos para mulheres, o “Tucuna Queen”, em Três Ranchos, e o “Encontro de Pescadoras”, em Luiz Alves. A pesca esportiva é uma atividade de lazer que tem entre as principais características a devolução dos peixes vivos para a água.
Calendário
Circuito Goiano de Pesca Esportiva (2 de março a 26 de outubro): Três Ranchos, Alexânia, Catalão, Niquelândia, Buriti Alegre, Luziânia e São Simão
Gigantes do Araguaia (9 de março a 19 de outubro): Aruanã, Bandeirantes (distrito de Nova Crixás) e São Miguel do Araguaia (distrito de Luiz Alves).
Tucuna Queen (feminino) (4 de maio a 21 de setembro): Três Ranchos
Encontro de Pescadoras (feminino) (data a ser definida): São Miguel do Araguaia (distrito de Luiz Alves).
Caiado vai à Paulista
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), confirmou presença no ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para domingo (25), na Avenida Paulista. Pré-candidato a presidente em 2026, Caiado quer se manter próximo ao eleitorado bolsonarista, como possível herdeiro de seus votos para a sucessão de Lula. E admite formar a chapa tendo a ex-primeira-dama Michelle como vice.
Bolsonaro está inelegível por 8 anos e pode ser preso se as investigações da Polícia Federal acerca dos atos do dia 8 de janeiro, contra a democracia e os poderes constituídos, continuarem apontando para o líder da extrema direita.