O índice de alunos alfabetizados em Goiás ao final do segundo ano do ensino fundamental em 2023 foi de 67%. O resultado é superior à média nacional, de 56%. A informação divulgada na terça-feira (28) pelo Ministério da Educação aponta a educação pública goiana na quarta colocação nacional, atrás do Ceará (85%), Paraná (73%) e Espírito Santo (68%).
Este é o primeiro resultado do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado no ano passado pelo governo federal. Em levantamento anterior, realizado em 2021, o estado possuía índice de alfabetização de 39%.
“Em Goiás, em 2021, mais de 70% das crianças no segundo ano do ensino fundamental não sabiam ler, escrever nem interpretar texto. E hoje chegamos a esse nível, um avanço substantivo no estado”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, durante a apresentação dos dados, em Brasília.
A solenidade contou com a participação do presidente Lula, do ministro da Educação, Camilo Santana, e de governadores dos estados que aderiram à iniciativa. “A gente vai acompanhar todos os estados e municípios. Temos informação e vamos acompanhar, não para ficar fazendo concorrência entre quem fez e quem fez menos, mas para orientar e discutir junto como é que a gente melhora o que não está bem. E também como é que a gente divulga o que vai bem, para que outros possam seguir os mesmos passos”, afirmou Lula.
Para Caiado, o investimento nesta fase da vida escolar das crianças é fundamental para assegurar oportunidades no futuro. O governador frisou que os estudantes goianos são acompanhados ao longo de todo o ensino fundamental e médio com acesso a incentivos como o Bolsa Estudo, que destina R$ 111 por mês a cada aluno do 8º ano e da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio.