A Secretaria da Economia do governo do estado de Goiás anunciou mudanças no calendário do IPVA para 2025, com início do pagamento unificado em 15 de janeiro para todos os finais de placas (até este ano, as datas variavam conforme o final da placa).
Contribuintes que optarem pela quitação em parcela única até 15 de janeiro terão direito a um desconto de 8%, superior ao concedido em 2024, de 7%. Além disso, o parcelamento também será simplificado: as placas de finais 1 e 2 poderão dividir em até nove vezes, enquanto as demais placas terão a opção de parcelar em 10 vezes.
Os valores do imposto serão calculados pela tabela FIPE, que registrou pequenas alterações nos preços médios dos veículos usados. Automóveis e utilitários apresentaram reduções, enquanto caminhões tiveram aumento médio de 3,81%. Com uma frota tributável de 2 milhões de veículos, a arrecadação prevista para 2025em Goiás é de R$ 3,6 bilhões.
Nota Goiana – Além do desconto de 8% no pagamento à vista, participantes do programa Nota Goiana podem garantir abatimentos adicionais de 5% a 10%. Veículos com mais de 15 anos, carros populares e motos de baixa cilindrada continuam com isenções ou reduções no imposto, beneficiando uma parte significativa dos proprietários de veículos automotores do estado.