O retorno às aulas, na segunda-feira (19), dos 472 mil estudantes da rede oficial foi precedido de um trabalho de limpeza em todas as escolas públicas, coordenado pela Secretaria de Educação, para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunha.
O GDF também distribui as equipes de limpeza conforme demandas apresentadas pela população. Pelos canais de comunicação, os moradores podem informar sobre locais onde existe acúmulo de entulhos. Além desse atendimento, o governo preparou projetos de conscientização da comunidade escolar sobre a importância das ações preventivas.
Até quarta-feira (21), o Brasil havia registrado mais de 500 mil casos de dengue, segundo o Ministério da Saúde. No DF, a taxa de incidência aumentou dez vezes (2,2 mil ocorrências para cada 100 mil habitantes. A Secretaria de Saúde já confirmou 13 mortes pela doença em Brasília.
Vacinação – Desde o dia 8, estão sendo distribuídas as vacinas contra a dengue para os municípios que atendem aos critérios definidos pelo Ministério da Saúde. A imunização começou pelas crianças de 10 a 11 anos e irá avançar a faixa etária progressivamente, assim que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante.
O público-alvo, o grupo de 10 a 14 anos, foi acordado entre os conselhos representantes dos secretários de saúde estaduais e municipais, seguindo a recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A lista completa com todos os endereços onde está sendo aplicada a vacina contra a dengue no DF pode ser acessada pelo link