O governador Ibaneis Rocha autorizou a nomeação de 1.466 servidores públicos para reforçar os quadros de áreas essenciais como educação, saúde e segurança pública. Os maiores reforços vão para a educação, com 812 profissionais, seguido pela Polícia Civil, com 300 aprovados, e outros 300 policiais penais. Elas se somam às 6,5 mil nomeações feitas em 2023, segundo o GDF.
Na Saúde, são 14 médicos pediatras e outros sete especialistas em neurologia pediátrica. O Procon-DF vai ganhar dez novos profissionais, enquanto a Universidade do Distrito Federal vai receber 20 aprovados na carreira de magistério superior. Por fim, a Procuradoria-Geral do DF terá três nomeados.
Nas redes sociais, Ibaneis afirmou se tratar de um reconhecimento da força de trabalho do serviço público. “Com essa medida, buscamos fortalecer a educação, a saúde e o combate à criminalidade, proporcionando maior tranquilidade à população. A convocação de servidores para postos essenciais também reafirma nosso compromisso com os aprovados em concursos. Seguimos chamando aprovados com responsabilidade fiscal e dentro do orçamento”.
Confira as nomeações por área:
Educação
776 professores de educação básica
20 pedagogos orientadores educacionais
16 gestores em Políticas Públicas e Gestão Educacional
20 aprovados na carreira de magistério pela Universidade do Distrito Federal
Segurança Pública
300 policiais penais
100 escrivães da Polícia Civil
200 agentes da Polícia Civil
Saúde
14 médicos pediatras
7 médicos especialistas em neurologia pediátrica
Outros
3 da Procuradoria-Geral do DF
10 do Procon-DF (4 técnicos administrativos, 1 fiscal, 5 analistas)