Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Cidades

GDF libera edital para alterar uso do SCS

  • Chico Sant'Anna
  • 05/10/2022
  • 16:11

Compartilhe:

Foto: Pedro Ventura Agência Brasília

Fotos: Pedro Ventura/Agência Brasília

Chico Sant’Anna

Edital publicado no O Diário Oficial do DF no dia 27 de setembro, cinco dias antes do primeiro turno das eleições, convoca uma audiência pública que visa a análise do projeto de Lei Complementar que alterará os usos e atividades econômicas no Setor Comercial Sul. A audiência presencial está marcada para 7 de novembro. O GDF espera protocolar o PLC na CLDF ainda nesta legislatura.

Assim como o fez com o Setor de Indústrias Gráficas, o GDF decidiu não esperar a análise integral do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (Ppcub), que trata de toda a área do Plano Piloto, e do Plano de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (Pdot).

A convocação foi considerada açodada por vários urbanistas. “Como sempre, os interesses nada públicos persistem, ‘passando a boiada’”, comenta a especialista em planejamento e legislação urbanística, Tânia Batella.

“Trata-se de expediente baseado no puro arbítrio do governante e não em estudos diagnósticos integrados à preservação do conjunto urbanístico de Brasília; implica em mais uma séria exceção no ordenamento da cidade e na preservação do patrimônio cultural da humanidade”, avalia o professor de arquitetura e urbanismo da UnB, Frederico Flósculo.

“É um contrassenso técnico e metodológico alterar o uso do solo no SCS em pleno processo de elaboração do Ppcub. Este fica irremediavelmente comprometido por ações do próprio Executivo”, complementa o professor Benny Schvarsberg, da mesma faculdade.

Debate no Conplan

O GDF alega que o SCS já foi amplamente debatido no Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) e na CLDF. Ressalta não haver exigência legal de que a Revisão do PDOT ou o PPCUB aconteça antes, e informa que os estudos de impacto quanto à mobilidade e acessibilidade foram feitos, mas que para as atividades que possam gerar impactos ambiental, tráfego e de vizinhança, caberá aos interessados prover tais estudos.

Sob a justificativa de que 30% dos imóveis do SCS estariam ociosos, o GDF tenta alterar o uso do Setor, definido pelo urbanista Lucio Costa e, portanto, tombado como Patrimônio Histórico da Humanidade.

Chegaram a propor que residências pudessem ser ali instaladas, mas o Iphan vetou. A versão de 2020 da proposta do GDF justificava as alterações como fundamentais para consolidar o SCS como referência em cultura e inovação; requalificar os espaços urbanos; renovar edificações degradadas e obsoletas; diversificar usos, visando evitar o esvaziamento fora do horário comercial.

A nova versão não inclui mais moradia e nem traz justificativa alguma ou objetivo a ser alcançado com as mudanças. Ao todo, serão 318 atividades autorizadas nos campos da indústria, comércio, serviços e institucional.

Espaço para faculdades e creches

Foto: Pedro Ventura Agência Brasília
Foto: Pedro Ventura Agência Brasília

Uma das grandes mudanças é a inclusão de estabelecimentos educacionais no SCS. O foco é a formação de nível superior, graduação e pós, e tecnológico. Os ensinos médio e fundamental não foram listados, mas creches poderão funcionar, se o projeto vier a ser aprovado. Também poderão funcionar escolas de dança, esporte e idiomas, além de emissoras de rádio e TV e produtoras de vídeo.

O projeto do GDF permite funcionamento de albergues sociais, prestando atenção à saúde humana integrada com assistência social a portadores de doenças crônicas graves, dependentes químicos e a comunidades de pessoas menos favorecidas.

O SCS poderá acolher, também, alojamento de animais domésticos. Para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, responsável pelo projeto, não existe demanda para hotéis, visto ao lado está o Setor Hoteleiro Sul.

Leia a matéria completa no blog Brasília, por Chico Sant´Anna

Leia mais em Brasília Capital

Compartilhe essa notícia:

Picture of Chico Sant'Anna

Chico Sant'Anna

Um olhar diferenciado de Brasília por quem defende o prazer de morar na cidade e o orgulho de ser brasiliense, por opção ou nascimento.

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Cappelli lidera engajamento entre os pré-candidatos ao GDF

Últimas Notícias

Republicanos, o fiel da balança no DF

7 de dezembro de 2025

Léo Santana será atração do Viva Piri 2026

7 de dezembro de 2025

120 vagas para concurso para Guarda Municipal em Valparaíso

7 de dezembro de 2025

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

6 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.