O governador Agnelo Queiroz empossou, hoje, 559 membros dos Conselhos Locais de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (CLP). Cada cidade do DF formará um grupo com 20 representantes, além do administrador regional, que será o presidente e terá a responsabilidade de coordenar o diálogo entre população e governo.
- Advertisement -
Foram empossados 249 membros da sociedade civil e 310 da administração pública. Os representantes da sociedade civil foram eleitos na 5ª Conferência Distrital das Cidades, ocorrida em setembro de 2013.
\”Essa posse é um avanço da participação popular em nosso governo. Sabemos da necessidade de construir uma cidade melhor para toda a vida. Através dessa ação iremos construir uma cidade mais sustentável e melhor para viver\”, destacou o governador Agnelo Queiroz.
As propostas dos Conselhos serão remetidas periodicamente à aprovação do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) até que os Conselhos das Unidades de Planejamento Territorial do DF (CUP) sejam regulamentados.
Para o administrador de Planaltina, Nilvan Vasconcellos, esta iniciativa demonstra a importância que o GDF dá à participação social. \”Agora, as resoluções do planejamento local não irão mais ficar presas a uma só decisão. A partir de um debate coletivo com a sociedade iremos construir a melhor proposta para a cidade.\”
Esta é a primeira vez na história do DF que os Conselhos Locais de Planejamento são constituídos nas cidades. \”A população tem o direito de influenciar nas decisões do governo e o diálogo precisa ser permanente. O conselho trabalhará durante os próximos anos para dar continuidade ao debate e trazer as discussões aos órgãos\”, enfatizou o secretário de Habitação, Geraldo Magela.
Moradora do Itapoã, a nova conselheira Cristiane Pereira acredita que a partir de agora a sociedade será ouvida. \”Vamos poder levar nossos principais problemas ao governo e assim buscaremos as melhorias desejadas. Essa é uma excelente iniciativa do governador\”, concluiu.