Da Redação
O aumento de casos de covid-19 e a circulação de uma subvariante da ômicron têm preocupado as autoridades em saúde. O Ministério da Saúde divulgou no sábado (12) uma nota técnica, em que recomenda a volta do uso de máscara pela população. No Distrito Federal, o Laboratório de Saúde Central (Lacen) confirmou 14 casos de sublinhagem da BQ1.
Na nota, o Ministério alerta sobre o aumento de casos e óbitos por covid-19 e sobre a circulação da BQ.1 no Brasil. Também faz um alerta á população e aos profissionais de saúde quanto à situação da covid-19 e pede reforço das medidas de prevenção e controle, como:
– A higienização frequente das mãos com álcool 70% ou água e sabão;
– O uso de máscaras de proteção facial (principalmente por pessoas com fatores de risco para complicações da covid-19 — em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades —, os que tiveram contato com casos confirmados de covid-19; quem vive em situações de maior risco de contaminação pela covid-19 como locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e serviços de saúde;
– O isolamento de casos suspeitos e confirmados para covid-19.
O Governo do Distrito Federal (GDF) informou que não há orientações sobre novos decretos quanto ao uso de máscaras na capital do país. A SES-DF ressaltou, por meio de nota, que “todas as medidas tomadas para combate ao coronavírus são baseadas em avaliações de especialistas, critérios científicos e dados técnicos, e que a situação é monitorada todos os dias, em tempo real”.
Com informações do Correio Braziliense