Cento e cinquenta profissionais de anestesia começaram a trabalhar na segunda-feira (17) nas unidades da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Com isso, nos próximos 12 meses serão realizados cerca de 26 mil procedimentos de anestesiologia para reduzir a lista de espera na rede pública local.
A resolução que autoriza a contratação dos profissionais foi publicada em novembro de 2023 no DODF e é válida por até dois anos. O investimento do Governo do Distrito Federal foi de R$ 20 milhões.
Anteriormente, houve pouca adesão nas tentativas de nomear anestesistas como servidores da SES-DF. Por isso, a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destacou a necessidade de contratar profissionais por meio de pessoa jurídica, incluindo indivíduos, empresas e cooperativas.
Teremos anestesistas operando em todos os hospitais da rede. Eles já conheceram as equipes de trabalho e as características das salas de cirurgia”, afirmou. Os novos profissionais visitaram os Hospitais Regionais de Taguatinga (HRT), de Samambaia (HRSam), de Ceilândia (HRC), de Brazlândia (HRBraz), de Planaltina (HRPl), de Sobradinho (HRS), da Região Leste – Paranoá (HRL), da Asa Norte (Hran), do Gama (HRG) e Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib).