O chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, anunciou hoje (7) que o DF deve receber esta semana 194 mil doses de vacina contra a dengue, que serão destinadas exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Ao todo, haverá 35 pontos de vacinação, que ainda serão divulgados.
“Sexta-feira pela manhã, em princípio, está previsto que a gente receba 194 mil doses da vacina. Tão logo essas vacinas cheguem, a Secretaria de Saúde vai montar a estrutura de vacinação. Serão 35 pontos de vacinação. Não há necessidade de agendamento, não há necessidade de comprovação de endereço. A única necessidade é a idade. Nesse primeiro momento, serão nossas crianças e jovens de 10 a 14 anos”, disse.
Rocha ressaltou que ainda o GDF seguirá à risca as recomendações do Ministério da Saúde.
“Pessoas fora dessa faixa etária não serão vacinadas porque não há vacina. Por que 194 mil doses? Porque, segundo os nossos dados, é o nosso público-alvo. Se a vacina já estiver disponibilizada na sexta de manhã, a vacinação começará na sexta à tarde. Isso será amplamente divulgado, serão repassados os locais de vacinação, quando vai começar, para que fique claro, transparente e todo mundo tenha acesso a essa informação”, acrescentou.
A partir desta semana, os agentes do DF Legal passam a acompanhar as visitas às casas, comércios e locais que possam abrigar focos de dengue. Segundo Gustavo Rocha, a medida é necessária para garantir a entrada dos profissionais de saúde em caso de recusa dos moradores.