Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Cultura

Xuxica, a drag da Estrutural que conquistou Anitta

Artista transforma humor digital em música e viraliza com o hit “200 por Hora”

  • Ana Mendonça
  • 06/01/2026
  • 08:00

Compartilhe:

Foto: Reprodução/Instagram

Na Estrutural, entre vielas, palcos improvisados e telas de celular, Xuxica, nome artístico de Felipe Martins dos Santos Costa, 29 anos, se construiu aos poucos, como quem entende que existir também é um ato de coragem. Antes de ser cantora e de virar personagem, havia um desejo antigo: ser vista, ouvida e lembrada.

A música, conta a drag queen, esteve presente desde cedo, mas demorou a encontrar espaço fora do sonho. Foi assim que nasceu Xuxica. Primeiro, como humor. Depois, como identidade. “A coragem que eu não teria como Felipe, eu tenho com ela”, resume.

Criada durante a pandemia, Xuxica surgiu nas redes sociais e logo recebeu do próprio público o título de drag queen do funk. A partir daí, os vídeos começaram a circular, os memes ganharam força e o rosto, ainda em construção, passou a ser reconhecido.

As primeiras gravações ocorreram de forma amadora, com celular na mão, colchões empilhados para abafar o som e criatividade para superar qualquer limitação técnica. “A gente não tinha recurso nenhum, então precisava se virar”, relembra. O primeiro lançamento solo marcou a virada. O que antes parecia brincadeira passou a ser projeto artístico.

Com o tempo, vieram os clipes, figurinos mais elaborados e a profissionalização. Xuxica deixou de ser apenas uma figura engraçada para assumir o lugar de artista, dando mais atenção ao cabelo, looks e movimentos. “Foi tudo um processo. A Xuxica foi se arrumando junto com o sonho.”

O acolhimento, ao contrário do que se imagina, veio rápido e o preconceito, não ganhou voz. Ser drag na periferia tornou-se símbolo de respeito e pertencimento. “As pessoas acham que a quebrada não acolhe, mas é justamente o contrário. Para subir, eu preciso da favela. Ela é minha base”, afirma. “É dali que vem a força para romper estereótipos”.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Brasília Capital (@brasiliacapital)

Musicalidade

A construção musical da drag acompanha o ritmo da internet. As canções já surgem pensadas para coreografias, sempre no intuito de viralizar, sem deixar o humor de lado. “Meu trabalho é muito ligado ao Instagram, então a música precisa conversar com isso”, explica.

Com a música “200 por Hora”, que está próximo de atingir 100 mil reproduções no Spotify, Xuxica furou a bolha e chamou a atenção de Anitta, uma das cantoras mais identificadas com a comunidade LGBTQIAPN+.

Para 2026, a meta é acelerar ainda mais e conquistar novos públicos. “Sempre a 200 por hora”, garante.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Ana Mendonça

Ana Mendonça

Colunas

Orlando Pontes

Galípolo almoçou com Vorcaro antes da falência do Banco Master

Caroline Romeiro

Carnaval com saúde

José Matos

Umbanda: Religião brasileira e cristã – I

Júlio Miragaya

GRES Unidos da Papuda?

Tersandro Vilela

Amor em tempos de algoritmos

Júlio Pontes

Lula virou samba e pode pagar caro por isso?

Últimas Notícias

Lula sanciona reajuste no Legislativo, mas barra penduricalhos

18 de fevereiro de 2026

BC liquida Banco Pleno e rombo no FGC aumenta em R$ 5 bi

18 de fevereiro de 2026

Lula virou samba e pode pagar caro por isso?

17 de fevereiro de 2026

PMDF alerta foliões com dicas para evitar roubo de celular no carnaval  

16 de fevereiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.