A Polícia Civil investiga uma possível fraude de R$ 8,5 milhões do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) na Regional de Ensino de Sobradinho. A operação Sonserina, deflagrada na quarta-feira (8), aponta um esquema criminoso de destinação dos recursos para empresas parceiras. Um servidor público foi afastado das funções e 17 mandados de busca e apreensão foram cumpridos contra dirigentes de escolas e empresas beneficiadas.
Mandados – Os mandados foram cumpridos nas casas de sócios das empresas e de servidores investigados em Sobradinho, Planaltina, Gama, Águas Claras, Guará, São Sebastião e na Bahia. Também foram realizadas buscas na sede da Regional de Ensino e nas dependências das empresas supostamente beneficiadas.
Legalidade – A Secretaria de Educação do DF divulgou nota afirmando que as prestações de contas da Regional de Ensino de Sobradinho referentes a 2021 e 2022 foram concluídas e atualmente estão em fase de apuração na Tomada de Contas Especial da Secretaria de Educação. “Tanto o Ministério Público quanto a Polícia Civil têm acesso aos processos”, afirmou a pasta.
A secretaria acrescentou que todas as medidas administrativas necessárias serão adotadas.