Começa hoje, no Museu Nacional da República, a exposição com fotos de Bauhaus. A mostra, que já passou por São Paulo, Curitiba e Salvador, fica na capital até o dia 16 de março e é um marco do ano temático Alemanha+Brasil 2013-2014 – Quando ideias se encontram.
- Advertisement -
São 100 obras de alunos ilustres da Escola Bauhaus, como Lucia Moholy e Lászió Moholy-Nagy. As peças ilustram perspectivas extremas e truques profissionais, o manuseio experimental e profissional da mídia fotográfica na instituição. As fotos produzidas compõem uma imagem que até hoje é símbolo nas escolas de artes mais importantes do século XX.
HISTÓRIA – Conhecida por sua influência na arquitetura e design, a Escola Bauhaus foi fundada em 1919, pelo arquiteto alemão Walter Gropius. O espaço vanguardista tinha como objetivo unir arte à indústria e sua finalidade era sugerir peças para a produção em série com conceito e design inovadores.
A instituição democrática, fechada pelo nazismo em 1933, funcionava com ensino colaborativo e aceitava novas linguagens e maneiras de criações, independente da hierarquia tradicional entre professores e alunos.
Fotografia e filme tiveram importância na Escola de Design e Artes alemã. O registro de imagens só foi considerado uma matéria institucional a partir de 1929, porém as câmeras fotográficas e atividades audiovisuais já faziam parte do cotidiano da escola há mais tempo.
- Advertisement -
SERVIÇO:
\”Bauhaus.foto\” – Exposição de fotografias
Dara: até dia 16 de março
Local: Museu Nacional da República
Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h30
Entrada Franca
Mais informações: 3325 5220