A foto do presidente Lula ao lado do líder dos Estados Unidos, Donald Trump, publicada no domingo (26), teve recorde de visualizações e engajamento nas redes sociais do petista. Segundo levantamento da Quaest, a foto dos presidentes registrou, no Instagram, X, Tik Tok e Facebook: 72 milhões de visualizações; 22 milhões de curtidas e 7,5 milhões de compartilhamentos. Os números recordes superaram a foto de Lula de sunga, ao lado de Janja, em junho de 2021.
Veja abaixo lista de publicações estáticas mais engajadas de Lula em 2025
Desde o início de 2025, Lula aposta na imagem de estadista como trunfo para as eleições de 2026. A estratégia é evidente com os números obtidos através das redes sociais: a maioria dos posts e vídeos mais engajados no perfil do petista contém palavras, símbolos e cores que remetem ao “orgulho de ser brasileiro”.
Outros encontros com líderes de Nações também performaram bem no Instagram. Registros dos encontros com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e com o presidente francês Emmanuel Macron também estão no top 10 de Lula no ano.
A estratégia vai mais além. Utiliza de pessoas famosas, como as atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, para ressaltar o sentimento patriota. Sempre que possível, ele escreve palavras como “soberania” e “orgulho” nos textos de apoio. Sem contar o emoji de bandeira do Brasil.
Em abril, o ministro chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Sidônio Palmeira, foi à imprensa explicar como reverteria a impopularidade do petista. Àquela altura, pesquisas apontavam que a desaprovação do governo era de 57%, a maior de Lula. Sidônio, então, anunciou novas estratégias de comunicação e o novo slogan do Governo: “O Brasil é dos brasileiros”.
Meses depois, Trump, anunciou tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. No primeiro momento, a medida, articulada por Eduardo Bolsonaro, parecia ter poder para acabar com a popularidade de Lula. Mas o tiro saiu pela culatra. De lá pra cá, o sentimento nacionalista, que era praticamente posse do bolsonarismo, passou a ser bandeira do Governo Federal.
Veja a lista de publicações estáticas mais engajadas:
Veja a lista de vídeos mais engajados: