O Congresso Nacional sedia, a partir desta terça (3), 11ª edição do Fórum Parlamentar do Brics, que já conta com a participação confirmada de 15 países. O evento discute temas como saúde global, desenvolvimento econômico, sustentabilidade, inteligência artificial e a reforma do sistema de governança global.
Apesar de a abertura oficial estar prevista para quarta-feira (4), às 10h30, no Plenário do Senado, dois encontros abrem a programação hoje: o Encontro dos Presidentes das Comissões de Relações Exteriores dos Parlamentos do Brics e a Reunião de Mulheres Parlamentares do Brics.
Na quinta-feira (5), a sessão final será dedicada à cooperação interparlamentar, com a expectativa da assinatura de documento conjunto que consolide as diretrizes discutidas ao longo do fórum. O documento, se aprovado, será encaminhado à Cúpula de Líderes do Brics, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro.
Entre as delegações confirmadas, estão África do Sul, China, Etiópia, Emirados Árabes, Índia, Indonésia, Irã, Egito, Rússia, além de Belarus, Bolívia, Cuba, Nigéria e Cazaquistão.