O 8º Fórum Mundial da Água, que ocorreu de 17 a 23 de março deste ano, resultou em impacto direto na economia do Distrito Federal de R$ 48,2 milhões. É o que mostra a Pesquisa de Perfil dos Participantes, feita pelo Observatório do Turismo do Distrito Federal, da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer.
Os dados, coletados nos cinco dias de programação, foram divulgados em entrevista coletiva nesta segunda-feira (20), no Palácio do Buriti. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, acompanhou a apresentação.
Foram ouvidas 1.068 pessoas para o levantamento. Desse total, 672 eram brasileiros, e 396, de outras nacionalidades. Os estados com maior quantidade de visitantes foram São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Quando se observa a origem dos participantes internacionais, cidadãos de Portugal, do Senegal, da França e do Japão lideraram o ranking de entrevistados para a pesquisa. A organização do evento estima que representantes de 172 países estiveram no fórum.
O gasto médio diário dos ouvidos pela pesquisa foi de R$ 945,68. Além disso, eles informaram que o custo total, por tipo de despesa, ficou assim dividido:
Transporte: R$ 2.158,13
Hospedagem: R$ 2.163,64
Demais despesas: R$ 1.210,46
As pesquisas foram feitas por cerca de 30 voluntários do projeto Embaixadores do Turismo. Eles se cadastraram por meio do Portal do Voluntariado.
Visitantes aprovaram Brasília como ponto turístico – Os entrevistados também foram convidados a avaliar a infraestrutura de Brasília. Questionados se recomendariam a capital federal a conhecidos, 88% confirmaram que indicariam a visita. Em números absolutos, trata-se de 939 pessoas.
Além disso, 79% afirmaram ter intenção de retornar, ou seja, 843 turistas viriam a Brasília mais uma vez. Do total de entrevistados, 57% informaram conhecer o título de Patrimônio Mundial da Humanidade.
Em relação aos serviços oferecidos na capital, a avaliação média é boa, de acordo com os resultados apresentados. Quanto à mobilidade:
17% a consideraram ótima
45,42% boa
25% regular
6,16% ruim
4,66% péssima
Os serviços de hospedagem ficaram assim avaliados:
30,98% ótimo
57,19% bom
10,46% regular
0,88% ruim
0,49% péssimo
Os serviços de alimentação, por sua vez, também causaram boa impressão:
25,40% ótimo
55,99% bom
16,01% regular
1,34%$ ruim
1,25% péssimo
A limpeza da cidade foi outro ponto avaliado pelos turistas. Os dados indicam que:
34,85% a avaliou como ótima
51,13% boa
11,37% regular
2,46% ruim
0,19% péssima