Fome ou vontade de comer?

mmPor ,24/04/2022 às 15:00, Atualizado em 22/04/2022 às 16:25

A fome é um sinal fisiológico. Já a vontade de comer pode aparecer de repente, e geralmente você escolhe o que quer comer

Foto: Divulgação

Caroline Romeiro (*)

Semana passada, convidei você, leitor, a ouvir mais os sinais do seu corpo. Hoje, vamos falar de algo que muitas vezes confunde a gente. Sabe quando a gente se pergunta: será que estou com fome ou é só vontade de comer algo que parece saboroso?

Você sabe diferenciar os sinais da fome no seu corpo? Espero que eu consiga te ajudar!

A fome é um sinal fisiológico. Ou seja, é uma mensagem do seu corpo dizendo que ele teve uma queda de energia. E quem fornece energia ao corpo são os alimentos. Por isso, comemos várias vezes ao dia.

Vários hormônios estão envolvidos nesse processo da fome. E, como eu disse, é um processo. A fome não aparece de repente. Ela vem gradualmente.

Já a vontade de comer é diferente. Ela pode aparecer de repente. E, geralmente, nesse caso você escolhe o que quer comer. Fica seletivo. Geralmente, a vontade de comer está associada a alimentos mais palatáveis, ricos em açúcar e gordura, os quais o corpo tem memória associada ao prazer que aquele alimento pode proporcionar.

Também ocorre sinalização química nesse caso. Mas tem muita relação com as emoções, alegria ou tristeza.

Então, você sabe quando está com fome ou com vontade de comer?

(*) Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 1a Região

Instagram: @carolromeiro_nutricionista

Leia mais em Brasília Capital

Deixe um comentário

Rolar para cima