Além da Amazônia, as queimadas também avançam sobre o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O fogo teria começado no fim de semana. E, embora as chamas já estejam controladas, é importante evitar todo tipo de ação que resulte em incêndio.
A denúncia é do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e do grupo \”Rede contra o Foto na Chapada\” – uma Rede Voluntária de combate ao fogo na Chapada dos Veadeiros. O grupo divulgou nas redes sociais que atua juntamente com brigadistas do ICMBio para conter as chamas que começam a ameaçar a fauna e a flora da unidade de conservação.
Na nota nas redes sociais, a Rede contra o Fogo na Chapada informa que iniciou a semana atendendo a duas ocorrências de incêndio no município. Na Chapada, grupos de brigadistas atuam para impedir o avanço das chamas.
\”Semana passada houve o registro de mais de 10 focos na região. Estamos em contato com diversos grupos de brigadistas no Brasil que estão cada vez mais se aproximando e buscando criar esta rede de solidariedade e respeito à natureza\”, avisou.
Ainda nas redes sociais, a Rede informa que \”o Cerrado é biologicamente a região de savana mais rica do planeta, sendo responsável por 5% da biodiversidade mundial e 30% da biodiversidade brasileira. Ocupa um quarto do território nacional e é um importante elo entre outros quatro biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal)\”.
O post informa também que \”A conservação do bioma e a gestão territorial são elementos necessários para garantir água para o País. É necessário frear imediatamente o desmatamento, preservar e ampliar as áreas de conservação, incluindo a proteção de nascentes\”.
O Cerrado é considerado o berço das águas. A Rede informa também que \”as ameaças sofridas, hoje afetam diretamente mais de 11 mil espécies de plantas, das quais 45% são endêmicas (exclusivas deste bioma), e 2.500 espécies animais. Seguimos na missão de proteção e preservação do Bioma\”.
A Rede contra Fogo avisa que, em caso de fogo, ligar para 62 34551116 (24 horas) ou para 62 34551114 (em horário comercial)
#salveocerrado#berçodaságuas#redecontrafogo#ICMBio#proteja#preserve#brigadasvoluntarias