Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Política

Fogo e cartão vermelho

  • Redação
  • 14/03/2024
  • 13:49

Compartilhe:

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Em crise interna desde que foi criado, em 2022, o União Brasil caminha para expulsar, na próxima semana, o atual presidente Luciano Bivar. O ex-aliado de Jair Bolsonaro (PL) tem 72h, a partir do recebimento da intimação, para se defender das acusações de ameaça de morte contra o presidente eleito do partido, Antônio Rueda.

Na quarta-feira (13), a Comissão Executiva do União aprovou, por 17 votos a zero, o recebimento da representação de medida cautelar para afastamento da função e expulsão do deputado pernambucano. O pedido foi apresentado por governadores, deputados federais e senadores da agremiação.

À imprensa, Rueda agradeceu a solidariedade dos correligionários. Na segunda-feira (11), ele teve duas casas incendiadas no litoral de Pernambuco. A investigação da Polícia Civil do estado indica que o ato teria sido criminoso.

“Agradeço as palavras [de solidariedade] de todos. O fato é que ele me ameaçou. Conheço o Luciano Bivar há 25 anos e nunca o vi tão descontrolado. Essa presidência não é minha, é de todos. Meu propósito é trazer esse partido ao tamanho que ele merece”, disse.

O vice-presidente eleito, ACM Neto, garantiu que o processo seguiu todos os ritos previstos no estatuto. E afirmou que Rueda é um nome de confiança para que o partido retome o caminho natural de fazer política de forma democrática.

“O nome de Rueda para presidir o partido não partiu de um pleito pessoal dele. Muito pelo contrário. Não queríamos que o resultado da fusão fosse um cartório, e sim um partido. Nós temos agora essa oportunidade”.

“Gângster”

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, criticou a postura autoritária de Bivar, a quem chamou de “gângster”. “Não poderia imaginar que uma pessoa pode querer presidir um partido ameaçando as pessoas, incendiando casa, achando que pode ameaçar a filha do presidente. Ele não é dono do partido. Isso é postura de gângster”, disse Caiado.

Pré-candidato a presidente da República, Caiado tornou-se desafeto de Rueda, responsável pela indicação de três ministros do União para o governo Lula, com quem se comprometeu a apoiar sua candidatura à reeleição.

“O que estamos fazendo é voltando o partido ao seu leito normal, ou seja, onde toda a classe política tem voz ativa. O União Brasil não é monopólio, império, não é propriedade particular de ninguém”, resumiu o governador, que defende candidatura própria da legenda contra Lula.

Caso seja expulso do partido, Bivar pode perder o cargo de primeiro-secretário da Câmara dos Deputados. Informações divulgadas pelo Metrópoles dão conta de que o pernambucano teria encontrado o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para tratar do assunto. Lira teria pedido serenidade.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

Novo Marco de Sistemas Alimentares e Clima

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Cappelli lidera engajamento entre os pré-candidatos ao GDF

Últimas Notícias

Hospital de Santa Maria inaugura tomógrafo de última geração

5 de dezembro de 2025

Faixas elevadas podem virar regra em escolas e postos de saúde

5 de dezembro de 2025
Ronaldo Caiado e Daniel Vilela. Foto: Reprodução

Daniel Vilela, vice de Caiado, lidera pesquisa para o Governo de Goiás

5 de dezembro de 2025

STJ mantém monitoramento no presídio de Planaltina

5 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.