O ministro da Justiça e Segurança Nacional, Flávio Dino teve o seu nome indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o lugar da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal FEderal. Com a indicação de Dino, Lula encerra a novela de especulações que começaram desde 30 de setembro, quando a ministra aposentou-se.
O nome de Dino para o STF e do vice-procurador Geral Eleitoral, Paulo Gonet para a Procuradoria Geral da República. Os nomes foram consultados por Lula no jantar que teve na semana passada com alguns políticos e ministros do STF que sinalizaram positivamente para Lula.
Outro fato que aconteceu na semana passada e que pode ter influenciado o presidente foi o voto do senador líder do governo no Senado, Jacques Wagner, que apoiou a PEC que muda algumas atribuições a ações dos ministros do Supremo Tribunal Federal e que não agradam o governo. O voto de Wagner prejudicou o seu amigo Jorge Messias, ministro chefe da Advocacia Geral da União que até então era o favorito na corrida ao STF.
Com a escolha, Lula abrirá uma vaga importante no governo, que pretende dar a uma mulher. Que irá ocupar o lugar de Dino no Ministério da Justiça.
Entre os nomes de mulheres que estão sendo cogitados estão o da atual ministra do Planejamento, Simone Tebet e o da advogada Ana Paula Martinez, que já foi premiada duas vezes como a melhor advogada do mundo. Atualmente ela atua no Direito Concorrencial Internacional. Entre 2007 e 2010 atuou na Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça.