Provavelmente você já deve ter visto no supermercado margarinas e cremes vegetais que se dizem protetores do coração, ricos em fitoesterois. Os fitoesterois são substâncias constituintes da membrana celular de vegetais e são comparadas biologicamente ao colesterol animal. Eles interferem na absorção de colesterol em nosso organismo e reduzem o colesterol LDL, chamado de ruim. Alguns estudos mostraram que o consumo habitual de alimentos fonte e/ou enriquecidos com fitoesterois pode diminuir o risco de doenças cardíacas em até 25%.
- Advertisement -
Vegetais com maior concentração de ácidos graxos insaturados são as melhores fontes, tais como óleos vegetais, sementes, castanhas e cereais integrais. Frutas e hortaliças também apresentam, apesar de ser em pequenas concentrações. Alguns alimentos como o óleo de milho, apesar de ser fonte expressiva de fitoesterois, devem ser consumidos em pequena quantidade, o que contribui pouco para a ingestão dessas substâncias e seus referidos efeitos.
A ingestão média na dieta ocidental situa-se entre 200 e 400 mg/dia. Ainda assim, foi demonstrado que a ingestão diária de 250 a 450 mg, especialmente proveniente de cereais integrais e óleos vegetais, se correlaciona com uma menor absorção de colesterol e que um consumo adicional de 200 mg/dia pode levar a uma diminuição do colesterol de 3%. A ingestão de 2g de fitoesterois por dia, adicionadas a alimentos, resulta numa diminuição média de 10 a 15% do colesterol LDL, sem reduzir o HDL (colesterol bom) e os triglicerídeos. Portanto, coma alimentos de origem vegetal se precisar reduzir o colesterol, e procure um nutricionista para mais orientações.